Todas

Língua Portuguesa

Matemática

História

Filosofia

Sociologia

Geografia

Física

Química

Biologia

Inglês

Os protozoários são organismos unicelulares pertencentes ao Reino Protista. Caracterizam-se por serem eucariontes, possuindo, portanto, um núcleo celular delimitado por membrana. A maioria das espécies habita ambientes aquáticos ou úmidos, podendo apresentar um estilo de vida livre, existindo independentemente no meio ambiente, ou parasita, residindo no interior de outros seres vivos e, em alguns casos, desencadeando doenças.

Esses microrganismos obtêm nutrientes através da ingestão de partículas orgânicas, bactérias e outros micróbios. Embora sejam geralmente microscópicos, exigindo o uso de microscopia para visualização, os protozoários exibem uma variedade de formas e mecanismos de locomoção.

Classificação e Exemplos

A classificação dos protozoários baseia-se principalmente em seus mecanismos de locomoção. As principais categorias incluem:

  • Rizópodes (ou Sarcodíneos): deslocam-se e capturam alimento através da emissão de pseudópodes, extensões citoplasmáticas temporárias.
    Exemplo: Amoeba proteus.

  • Ciliados: utilizam cílios, estruturas curtas e numerosas semelhantes a pelos que recobrem a célula, para movimentação e captura de partículas alimentares.
    Exemplo: Paramecium.

  • Flagelados: possuem um ou mais flagelos, filamentos longos e ondulantes que atuam como propulsores para o deslocamento.
    Exemplo: Giardia lamblia, Trypanosoma cruzi.

  • Esporozoários: caracterizam-se pela ausência de estruturas locomotoras na fase adulta. A maioria é parasita e causa diversas doenças.
    Exemplo: Plasmodium vivax.

Reprodução

A reprodução na maioria dos protozoários ocorre de forma assexuada por divisão binária, um processo no qual uma célula se divide em duas células geneticamente idênticas. Alguns grupos também exibem reprodução sexuada, particularmente em ciclos de vida mais complexos, o que promove maior variabilidade genética.

Nos protozoários parasitas, a reprodução pode ocorrer tanto no hospedeiro definitivo (por exemplo, o ser humano) quanto em hospedeiros intermediários ou vetores (como mosquitos), dependendo da espécie.

Protozooses (Doenças Causadas por Protozoários)

Diversos protozoários são agentes etiológicos de doenças em humanos, conhecidas como protozooses. Muitas dessas enfermidades são prevalentes em regiões tropicais com saneamento básico inadequado. Alguns exemplos importantes incluem:

DoençaAgente causadorTransmissãoPrevenção
Doença de ChagasTrypanosoma cruziContato com fezes do inseto barbeiroControle do vetor, melhoria das habitações
MaláriaPlasmodium vivax (e outras espécies)Picada da fêmea do mosquito AnophelesUso de mosquiteiros, controle do vetor, evitar água parada
AmebíaseEntamoeba histolyticaIngestão de água ou alimentos contaminados com cistosSaneamento básico, higiene pessoal e dos alimentos
GiardíaseGiardia lambliaIngestão de água ou alimentos contaminados com cistosFiltragem e fervura da água, higiene dos alimentos
LeishmanioseLeishmania spp.Picada do mosquito-palha (flebótomo)Controle do vetor, uso de repelentes, evitar exposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *