Todas

Língua Portuguesa

Matemática

História

Filosofia

Sociologia

Geografia

Física

Química

Biologia

Inglês

Níveis Tróficos

Os níveis tróficos representam a posição que um organismo ocupa em uma cadeia ou teia alimentar, indicando como a energia e a matéria se movem através do ecossistema.

A base da energia em quase todos os ecossistemas são os produtores, organismos autotróficos capazes de converter energia luminosa (ou química, em alguns casos) em energia química através da fotossíntese ou quimiossíntese. A partir dos produtores, a energia flui para os diferentes níveis de consumidores e, finalmente, para os decompositores, que reciclam a matéria orgânica.

(Esquema de uma pirâmide de níveis tróficos: produtores na base, consumidores primários, secundários, terciários e decompositores ao lado)

Principais Níveis Tróficos

  • 1º Nível Trófico – Produtores: Organismos autotróficos que produzem seu próprio alimento, como plantas, algas e cianobactérias.
  • 2º Nível Trófico – Consumidores primários: Herbívoros que se alimentam diretamente dos produtores.
  • 3º Nível Trófico – Consumidores secundários: Carnívoros ou onívoros que se alimentam dos consumidores primários.
  • 4º Nível Trófico – Consumidores terciários: Carnívoros que se alimentam dos consumidores secundários. Em alguns ecossistemas, podem existir níveis tróficos superiores.
  • Decompositores (atuam em todos os níveis): Fungos e bactérias que decompõem a matéria orgânica morta de todos os níveis tróficos, liberando nutrientes de volta ao ecossistema.

Fluxo de Energia nos Níveis Tróficos

O fluxo de energia através dos níveis tróficos é unidirecional e há uma perda significativa de energia em cada transferência. Apenas uma pequena porcentagem da energia disponível em um nível trófico é convertida em biomassa no nível seguinte, geralmente em torno de 10%. O restante da energia é utilizada para processos metabólicos (respiração, movimento, etc.) ou dissipada como calor.

(Pirâmide de energia com setas mostrando diminuição da energia em cada nível)

Essa baixa eficiência na transferência de energia explica por que as cadeias alimentares geralmente não possuem muitos níveis tróficos e por que a biomassa dos produtores é muito maior do que a dos consumidores de topo.

Importância dos Níveis Tróficos

A compreensão dos níveis tróficos é fundamental para analisar a estrutura e o funcionamento dos ecossistemas. Ela revela as complexas interdependências entre os organismos e como as alterações em um nível podem ter efeitos cascata em todos os outros. A manutenção da biodiversidade em todos os níveis tróficos é essencial para a saúde e a estabilidade dos ecossistemas.

Resumo

Nível TróficoQuem pertenceO que fazemExemplo
Produtores (1º)Plantas, algas, cianobactériasProduzem energia através da fotossíntese ou quimiossínteseGrama, fitoplâncton
Consumidores primários (2º)HerbívorosAlimentam-se dos produtoresGafanhoto, coelho, zooplâncton
Consumidores secundários (3º)Carnívoros, onívorosAlimentam-se dos consumidores primáriosSapo, rato, pequenos peixes
Consumidores terciários (4º)Carnívoros de topo, onívorosAlimentam-se dos consumidores secundáriosCobra, águia, grandes peixes
DecompositoresFungos, bactériasDecompõem a matéria orgânica de todos os níveisCogumelos, bactérias do solo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *